Acessibilidade

Saúde

Alerta - Chikungunya

Terça-feira, 07 de março de 2023

Última Modificação: 07/03/2023 08:31:43 | Visualizada 187 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de Curiúva, através da Secretaria Municipal de Saúde via Coordenação de Vigilância em Saúde, vem alertar a população de Curiúva sobre  casos de chikungunya no Paraná.

A Sesa já havia emitido um alerta para casos de chikungunya no mês de fevereiro, após o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai confirmar um surto da doença no país. No dia 3 de fevereiro houve a primeira confirmação de caso autóctone no Paraná (quando a contaminação é local) no município de Pato Branco, no Sudoeste do Estado. De acordo com o boletim epidemiológico publicado no dia 28/02, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os casos de chikungunya no Paraná quase dobraram em relação à semana anterior – passaram de 14 para 27, um salto de 92,3%.  A chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra chikungunya. Os sintomas da chikungunya são febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular, dor de garganta, calafrios, diarréia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças) devem procurar atendimento médico.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra chikungunya, portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando os recipientes que possam ser criadouros do Aedes Aegypti (mosquito que transmite também a Dengue e a Zika), uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que os mosquitos são mais ativos, lembrando que o ciclo de vida do mosquito leva de 07 a 10 dias. Devemos intensificar ainda mais estas atividades no período após as chuvas.

Fonte: Secretaria de Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  23/05/2024 10:07:07