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Informação das Ações da Secretaria Municipal de Educação relacionados ao enfrentamento da crise decorrente da pandemia do coronavírus

Terça-feira, 06 de abril de 2021

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Seguindo orientações do Decreto nº100/2020 em regime especial as atividades pedagógicas passaram a ser de forma não presenciais, a Secretaria de Educação tomou algumas medidas cabíveis para a segurança de toda rede de Ensino:
•    Adesão a aulas remotas;
•    Afastamento dos profissionais da Educação pertencentes ao grupo de risco;
•    Orientações para toda a rede das medidas de segurança a serem seguidas nas instituições;
•    Orientação para pais sobre a importância da participação dos alunos e da família nas aulas remotas;
•    Cronograma para a entrega das atividades com feedback do professor;
•    Plantão de atendimento aos pais e alunos via whatsApp;
•    Disponibilização de materiais de higiene e limpeza para as escolas;
•    Atendimento on line com psicólogo e fonoaudiólogo da secretaria da Educação para orientar pais e professores;
•    Distribuição de gêneros provenientes da agricultura familiar;
•    Elaboração do Comitê com protocolos e ações para retomada das aulas pós pandemia;
•    Convite para participação de live cultural para pais e alunos;
•    Realização de MEET semanal com alunos;
•    Entrega quando necessário das atividades na casa dos alunos com dificuldades no deslocamento;
•    Acompanhamento do Conselho Tutelar para alunos faltosos.

 

Informações sobre as ações de apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação:

•    Atendimento on line com psicólogo da Secretaria da Educação para apoio aos professores e profissionais da rede. Veja mais clicando aqui

 

Informações sobre concursos novos e em andamento, contratações temporárias, regimes suplementares, convocações extraordinárias, alterações nas jornadas de trabalho e afastamentos dos profissionais de educação realizados em decorrência da Covid-19:
•    A Secretaria de Educação realizou alterações nas jornadas de trabalho e afastamento dos profissionais  pertencentes ao grupo de risco;

 

Informações sobre convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações, adiantamentos e alterações contratuais, inclusive as ligadas de forma indireta às atividades escolares, tais como equipes de limpeza adicionais para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários:

•    Não houve

 

Informações sobre mudanças na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação:

•    Não houve

 

Informações sobre a articulação entre as Secretarias da Educação e as unidades de planejamento, fazenda e controle interno, considerando, sobretudo, os impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica:

•    A administração do Município juntamente com a Secretaria de Educação vem acompanhando a arrecadação e a evolução dos gastos, no entanto não foi percebido ainda queda na arrecadação, com recursos destinados a educação. Considerando também que os gastos com educação diminuíram bruscamente devido a ausência de aulas presenciais nas escolas a situação financeira da Secretaria Municipal de Educação é boa.

 

Informações sobre medidas adotadas em relação à alimentação escolar, tais como distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes, uso de vouchers ou outras; critérios para essa entrega, no caso de a mesma não ser universal; formas de realização dos cadastros dos estudantes beneficiados; e monitoramento de tais medidas:
•    Distribuição de gêneros provenientes da agricultura familiar de forma universal, sendo distribuídos  produtos totalizando o valor referente aos  30% mínimo provenientes dos recursos do FNDE .

 

Informações sobre estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos; ferramentas utilizadas para que possam acessá-los (rádio, TV, aplicativos de celular, plataformas de vídeo na web, podcasts, impressos e outros); periodicidade com que as atividades são transmitidas; ações adotadas para garantir acesso, sobretudo dos alunos mais socialmente vulneráveis, distantes das áreas urbanas ou com deficiência, aos respectivos materiais pedagógicos:

•    O município aderiu à impressão de atividades remotas, grupos de whatsapp, aulas gravadas pelos professores, realização de MEET semanal para aos alunos e entrega quando necessário das atividades na casa dos alunos com dificuldades no deslocamento.

 

Informações sobre a adoção de atividades não presenciais nas redes de ensino; medidas de acompanhamento e manutenção do vínculo aluno-escola, visando à aprendizagem durante esse período, mesmo que proporcionalmente inferior à esperada em condições normais de aulas presenciais e, também, para evitar o aumento do abandono e da evasão escolar:

•    As atividades impressas são entregues semanalmente para os pais ou responsáveis dos alunos com fedbackk do professor via whatsapp, conversa diária dos pais, alunos e professores com orientações das atividades e da importância da realização das mesmas.

 

Informações sobre a criação de meios específicos para interação entre profissionais das redes de ensino, além daqueles entre gestores educacionais e pais ou responsáveis pelos alunos:

•    Canais de you tube também são meios para interação entre os envolvidos no processo ensino aprendizagem.

 

Informações sobre as ações de orientação e capacitação oferecidas ao corpo docente e a todos os profissionais ligados à gestão da educação, incluindo diretores de escola, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e demais servidores de áreas afins e voltadas à realização das atividades educacionais durante o período de fechamento das escolas:

•    A Secretaria orienta a todos os profissionais envolvidos a participarem de lives a respeito do momento em que vivemos e também realiza grupo de estudos com coordenadores pedagógicos que são responsáveis pela interação com os professores.

 

Informações sobre as ações intersetoriais de atendimento aos alunos e a suas famílias, envolvendo, sobretudo, as áreas da saúde e da assistência social e incluindo as estratégias de articulação e cooperação entre os diversos Poderes e órgãos, além de outras instâncias, como os conselhos escolares e organizações da sociedade civil:

•    Através do CAE foi realizada a doação dos alimentos existentes em estoque à Secretaria Municipal de Assistência Social.
•    A secretaria da Saúde disponibilizou luvas e máscaras para as instituições de ensino para os funcionários realizarem as entregas das atividades remotas.

 

Informações sobre o processo participativo da comunidade escolar e de conselhos na tomada de decisões quanto às ações empreendidas no período de isolamento:

•    A comunidade escolar e os conselhos escolares são ativos em todas as decisões no período de isolamento.

•   Conforme o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das atividades presenciais das Escolas de Educação Básica, diante do cenário da pandemia de Covid-19, no mês de setembro de 2020 a Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa estatística com os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino, com intuito de conhecimento da opinião dos mesmos quanto ao retorno às aulas no período letivo de 2021, que teve o seguinte resultado:

Participantes*   603
A Favor 173
Contra 423
Não Opinaram 05

* pais de alunos do Ensino Fundamental I (séries iniciais)

 

Informações sobre os planos de ação e as estratégias de governo para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo mecanismos de busca ativa, protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde, bem como das orientações emitidas por conselhos ou comitês especializados:

•    Foi instituído um Comitê para protocolos e ações volta as aulas pós pandemia, envolvendo membros de diversos setores do serviço público.

 

Informações sobre as ações a serem implementadas para avaliação diagnóstica, nivelamento das turmas de alunos e recuperação da aprendizagem, incluindo as iniciativas que objetivam mitigar a defasagem de aprendizado gerada pelas dificuldades de acesso dos alunos em situação de maior vulnerabilidade ao conteúdo disponibilizado a distância:

•    A rede está elaborando a avaliação diagnóstica, assim como criando estratégias para o nivelamento das turmas e recuperação da aprendizagem.

 

Informações sobre as ações de acolhimento dos alunos a fim de minimizar os efeitos psicológicos decorrentes do isolamento:

•    A equipe técnica da Secretaria de Educação está elaborando um plano de Ação  voltado para o acolhimento dos alunos e do corpo docente para o retorno das aulas presenciais.

 

Fonte: Secretaria de Educação

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