Acessibilidade

Prefeitura de Curiúva, Lama/UEPG e Emater promovem ações para fortalecer a agroecologia e elaborar Plano de Arborização do município

Quinta-feira, 03 de maio de 2018

Última Modificação: 03/05/2018 18:38:17 | Visualizada 2523 vezes

A parceria envolve adequação ambiental, certificação de produção orgânica e manejo ecológico de pastagens, além do diagnóstico e planejamento da arborização do municí


Ouvir matéria

No mês de abril tiveram início as atividades do convênio firmado entre a Prefeitura de Curiúva e o Laboratório de Mecanização Agrícola – Lama, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, com apoio da Emater. O projeto, a ser executado por técnicos do Lama/UEPG, promoverá, no período de 10 meses, ações junto aos agricultores familiares que pretendem produzir alimentos de forma agroecológica, que dispensa o uso de moléculas sintéticas (agrotóxicos, fertilizantes químicos, transgênicos, etc). Esta forma de produção, além de evitar a poluição e contaminação do ambiente (solo, água), contribui para a melhoriada saúde de agricultores e consumidores.

Para adequar ambientalmente as propriedades rurais, será realizado a proteção de Áreas de Preservação Permanente – APP’s (mata ciliar), através de isolamento e/ou recuperação, tendo em vista o cumprimento da Lei Nº 12651/2012 – Código Florestal Brasileiro. Além disso, serão construídas estruturas para a proteção de nascentes em, no mínimo, 10 propriedades de referência, cuja água será utilizada para o consumo, evitando sua contaminação por matéria orgânica.

No que se refere à produção orgânica, serão treinados pelo menos 70 agricultores familiares, que receberão assistência técnica relacionada ao manejo de pragas e doenças, planejamento da produção, procedimentos para a certificação e comercialização. O Manejo Ecológico de Pastagens, técnica utilizada para otimizar o uso do pasto e promover a recuperação de pastagens degradadas, será implantado em propriedades que possuem produção de leite e gado de corte, sendo uma alternativa para os produtores que possuem limitações quanto à extensão de terras para este fim.

O Plano de Arborização do município, a ser elaborado, visa o direito que todo cidadão possui segundo a Constituição Federal em possuir um ambiente que propicie condições de bem-estar e qualidade de vida, uma vez que a arborização urbana, além da questão paisagística, propicia condições de conforto térmico e preservação ambiental. Entre os focos principais, está a arborização das principais vias de acesso do município e da avenida Antônio Cunha.

Ao longo do projeto serão realizados dias de campo, oficinas de treinamento e viagens técnicas junto aos agricultores atendidos, proporcionando novos conhecimentos e troca de experiências, fortalecendo a agricultura familiar no município e contribuindo para a permanência da família no campo, com saúde e promoção da conservação ambiental.

Fonte: Lama/UEPG

?Bica D?água?, espaço a ser revitalizado através do novo Plano de Arborização Crédito: Lama/UEPG
Legenda: ?Bica D?água?, espaço a ser revitalizado através do novo Plano de Arborização

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  17/04/2024 23:34:52