Acessibilidade

Educação

Saiba os projetos desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Educação em 2013

Segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 811 vezes

Entrevista com Maria Cleonice, assessora pedagógica


Ouvir matéria

Como você avalia o ano de 2013 para o Departamento de Educação?

O ano de 2013 foi um entrelaçar de bênçãos e ações humanas. Queremos nesse momento, destacar essas ações, pois foram valorosas e nos fizeram crescer.


O final de ano é o momento de fazermos um balanço, juntamente com toda nossa equipe, ver em que melhoramos e o que precisamos aprimorar para 2014. Conseguimos realizar muitas das nossas metas propostas e outras tantas que estão em andamento, procurando sempre o bem estar de nossos alunos, professores, pais, secretários, serviços gerais, comunidade, enfim, a todos que contribuíram ao longo desse ano de 2013.


As dificuldades existiram, vieram para somar, com grandes momentos de reflexão, de aprendizagem, de trocas de saberes e de ideias, de crescimento intelectual, pessoal e social, de circularidade de opiniões e momentos de construção de conhecimento, foram nelas que encontramos forças para continuar lutando pelos objetivos, o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e concluir ao final, que tivemos um saldo positivo de crescimento e aprendizado.

 

Quais ações realizadas pelo Departamento de Educação você destaca?

As formações pedagógicas construíram em nós novos olhares sobre nossos alunos, sobre nossa prática e convivência com nossos pares. Constitui-se como um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a prática do professor, da construção de competências do educador, sendo um espaço de produção coletiva.


Assessoria Pedagógica SEFE - Sistema Educacional Família e Escola - Cursos com enfoque teórico e desenvolvimento de atividades práticas– realizados para o corpo docente das escolas. Nestes cursos foram trabalhados encaminhamentos metodológicos da proposta, planejamento, critérios de avaliação e atividades dos livros dos alunos, como forma de capacitação para melhor utilização dos materiais e encaminhamento da ação pedagógica dos profissionais da educação do município. Curso específico para gestores escolares com o intuito de aprofundar as discussões sobre a ação educativa, orientar o gestor escolar (diretor e pedagogo) no desenvolvimento de suas atribuições e acompanhar efetivamente a utilização do material e o desenvolvimento das ações sugeridas nos assessoramentos que o Sistema oferece ao município.


Realizamos a Conferência Municipal de Educação de Curiúva (COMEC) com o tema: “CONAE 2014: Os desafios para Construção do Sistema Nacional de Educação Articulado”. O objetivo do evento com professores da rede municipal e estadual do município, foi a preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014.


PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A orientadora de estudos é a professora Ivone Jardim e a coordenação é da professora Márcia Borges, ambas da rede municipal, que fizeram curso específico, com 200 horas de duração, ministrado pela universidade pública UEPG.
Aconteceu no dia 11/12 a Mostra Pedagógica, o evento marcou o encerramento das atividades do PNAIC, houve apresentação das ações desenvolvidas e de materiais elaborados pelos professores.


Evoluímos na Tecnologia, adquirimos 20 computadores para a Escola Municipal Prof. Alvina Prestes, em parceria com a Klabin e SESI – Telêmaco Borba, tendo como desafio transformar esses instrumentos em recursos de apoio à aprendizagem.


Tivemos uma grande conquista de 2 novos veículos para o Departamento de Educação, visando melhores condições de trabalhos aos usuários em geral .


As escolas do centro e as dos bairros Alecrim e Felisberto receberam um netbook cada, como apoio e recurso para melhorar o trabalho dos professores.


Outra medida muito importante foi a implantação do Gestor do Transporte Escolar, com atribuição oferecer transporte de qualidade e segurança aos alunos no transporte de casa para a escola e vice e versa.


Foi designado um técnico responsável pelos programas em geral da Educação, entre eles o PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS, mediante instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, no qual foram aprovados alguns ônibus escolares, mobiliários e equipamentos para as escolas, para o próximo ano.


As auxiliares de serviços gerais que cozinham nas escolas receberam cursos de capacitação, o que proporcionou aprendizagem no manuseio dos alimentos e qualidade na preparação dos mesmos.


Para um trabalho de qualidade e atendendo a demanda de alunos, a Administração contratou novos servidores, foram 13 professores e 4 atendentes de creche.


Em 2013 foram distribuídos os uniformes escolares para toda a rede municipal de ensino.


As Escolas Rurais e urbanas receberam durante o ano todo as visitas de acompanhamento ao dia a dia das escolas dos profissionais que tem por responsabilidade subsidiar a atuação das escolas para o bom desempenho na aprendizagem como o Psicólogo Escolar, a Fonoaudióloga, a Nutricionista e a Assessora Técnica Pedagógica.


As Escolas em geral tiveram brilhante participação no Desfile Cívico em comemoração ao aniversário do município. O sucesso do evento foi concretizado devido à participação efetiva e o comprometimento de todos os envolvidos, com companheirismo, otimismo e muita garra.


O município participou das avaliações externas elaboradas pelo INEP- Prova Brasil (ANA, ANEB E ANRESC) turmas selecionadas pelo INEP do 3º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, sendo Curiúva o município Pólo da Avaliação de Figueira e Sapopema, tendo como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica.


Buscamos constantemente desde o início do ano juntamente com a Administração para a Atualização e Instituição do Novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Magistério Público Municipal.


Suas considerações finais para o ano de 2013:

Na área educacional, o encerramento de um ano e o início de outro se entrelaçam numa continuidade de ações que geram novos desafios e metas que buscaremos juntos fortalecidos pelas bênçãos de Deus e pela energia de um Ano Novo. Reconhecemos a confiança depositada em nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso de satisfazer as expectativas projetadas.
Desejamos a todos Boas Festas e Feliz 2014!

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  18/04/2024 23:59:55