ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assistencia Social

CRAS, CREAS e Casa Lar - saiba quais os serviços prestados pelas unidades

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Visualizada 1218 vezes


O CRAS, o CREAS, a Casa Lar e o Conselho Tutelar são unidades referenciadas que trabalham como desmembramento do Departamento de Assistência Social.

 

O CRAS é responsável pela Proteção Social Básica - Cadastro Único e Programa Bolsa Família, atende diariamente incluindo e recadastrando os beneficiários.

 

Gerencia grupos de convivência e fortalecimento de vínculos com crianças de 03 a 06 anos, 06 a 12 anos, 12 a 15 anos e 15 a 17 anos. Além de disponibilizar grupos de artesanatos, oficinas de música e esportes. O Cras conta com técnicos de nível superior e oficineiros para atender às 600 famílias que são referenciadas na unidade.

 

O CREAS é responsável pela Proteção Social Especial de média complexidade, onde os técnicos atendem famílias ou indivíduos que tiveram seus vínculos rompidos ou direitos violados, o objetivo principal do trabalho destes técnicos é reinserir os indivíduos na sociedade e garantir que seus direitos sejam respeitados, trabalham na maioria das vezes com adolescentes em conflito com a lei, pessoas idosas negligenciadas, crianças e mulheres em situação de violência seja ela, psicológica, social ou física.

 

A Casa Lar também é vinculada ao Departamento de Assistência Social, lá são atendidas crianças e adolescentes que encontram–se em situação de vulnerabilidade e que foram destituídos do poder familiar, sendo responsabilidade do município principalmente da assistência social, manter a integridade, o sustento e os direitos dos mesmos, conforme Estatuto da Criança e Adolescente.

 

Também o Conselho Tutelar, responde administrativamente ao departamento de Assistência Social, pois o recurso financeiro para manutenção do mesmo, é incluído no Orçamento da Assistência Social.

 

“No ano de 2013 tivemos vários entraves que dificultaram um pouco o trabalho da Assistência Social no município, mas chegamos ao final do ano contentes e realizados, pois todas as dificuldades foram contornadas, e as mesmas serviram para solidificar a equipe de trabalho”, diz Lucenir Alves, gestora municipal.

 

Lucenir conta ainda que para o ano de 2014 o Departamento tem já em andamento o Programa Família Paranaense, cofinanciado pelo Governo Estadual. Trata-se de 40 famílias, identificadas com alta vulnerabilidade, que serão acompanhadas pelos técnicos sociais por 24 meses, com objetivo de melhoria na qualidade de vida de superação do índice de vulnerabilidade.

 

“Como Gestora Municipal de Assistência Social, quero agradecer a cada colaborador da equipe de trabalho das unidades vinculadas ao Departamento de Assistência Social e também à equipe do próprio departamento, não esquecendo as pessoas que iniciaram o ano de 2013 trabalhando conosco e que por algum motivo hoje não mais compõem a equipe. Devemos manter espírito de união, porque trabalhamos em prol de uma parcela da comunidade que em muitas situações já foram negligenciadas. Desejo a todos um feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações”, finaliza Lucenir.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  21/01/2020 19:51:03