ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assistencia Social

Entrevista com Lucenir Alves Pereira, gestora Municipal de Assistência Social

Terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Visualizada 510 vezes

Saiba mais sobre o Departamento e suas atividades


A Assistência Social tanto em âmbito Municipal, Estadual e Federal divide-se em níveis de proteção que são: Proteção Social Básica, Proteção Social de média complexidade e Proteção Social de alta complexidade. No município de Curiúva contamos com os três tipos. A divisão dos trabalhos são feitas da seguinte forma:

 

O Departamento Municipal de Assistência Social, é quem organiza a política de assistência, trabalhamos sempre com sistemas online de monitoramento, tanto Federal quanto Estadual isso devido ao fato que as duas esferas, estadual e federal, coofinanciarem os trabalhos e projetos municipais.

 

Em 2013 o Departamento trabalhou com os programas de habitação, encerramos um grupo de 26 produtores familiares que foram beneficiados com o Programa PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), moradias construídas em parceria com Caixa Econômica Federal, Cohapar, Prefeitura Municipal e Emater, neste trabalho foi desenvolvido um Projeto técnico Social junto aos beneficiários, com reuniões mensais tratando de temas importantes como saúde, meio ambiente, coleta seletiva de lixo, proteção de minas e nascentes, cooperativismo e associativismo, geração de renda.

Lembrando que tivemos esse grupo de 26 beneficiários, encerrado em outubro de 2013 e já iniciamos o mesmo trabalho com mais 15 famílias beneficiadas, desta vez com a parceria do Banco do Brasil.

 

Estamos desenvolvendo também o Trabalho Técnico Social com 40 famílias, consideradas de baixa renda que foram beneficiadas pelo Programa federal Sub 50, programa esse que beneficiou, no ano de 2012, municípios com menos de 50 mil habitantes. As famílias atendidas devem ter baixo ou nulo poder aquisitivo, e recebem moradias a custo zero. A contrapartida do beneficiário é participar das reuniões bimestrais. O programa é monitorado por um sistema da empresa Social Habitação onde o técnico social do município deve alimentar mensalmente, com fotos, atas de reuniões, e com atendimento do plantão social.

 

Somos responsáveis também pelo Programa Estadual Leite das Crianças, inserção de beneficiários, recebimento e distribuição do leite as famílias incluídas no programa e manutenção do sistema de informação.

 

Ainda em 2013 foi organizado pelo Departamento de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a eleição do Conselho Tutelar, dando posse no final do mês de setembro a 2 novos membros para compor o Conselho Tutelar do Município de Curiúva.

 

Como destaque de 2013 cito a inserção do Município de Curiúva no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, já há alguns anos o Município não participava deste Programa, que é uma parceria do Governo Federal e Estadual, o objetivo é melhorar a renda dos produtores familiares e a alimentação das pessoas freqüentadoras das entidades participantes. Mesmo tendo entrado no programa praticamente no último bimestre de 2013 beneficiamos 09 produtores rurais e 07 entidades, sendo elas, Apae, APMIF, Associação Mirim, Hospital, Creche, Casa Lar e Lar dos Idosos. As entidades foram beneficiadas com os produtos da compra direta, e para 2014 temos a previsão de incluir no programa 40 produtores, onde cada um poderá comercializar até R$ 5.500,00 de mercadoria hortifrutigranjeira no decorrer do ano.

 

*Acompanhe nos próximos dias o relatório de atividades do CRAS e CREAS, unidades referenciadas ao Departamento de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  12/11/2019 23:57:47