ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Indústria e Comércio

Saiba as principais atividades desenvolvidas pelo Dep. de Indústria e Comércio em 2013

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Visualizada 404 vezes

Entrevista com Orivaldo Oelke


1) Quais atividades de seu departamento você destaca como inovadoras/tiveram sucesso em 2013?

2013 foi o ano de início da pasta da Indústria e Comércio. Assumimos com a responsabilidade de organizar a estrutura municipal em relação à Indústria e ao comércio local.

 

Inicialmente montamos um projeto de Lei para tornar legal a forma de fomentar com áreas (terrenos), as empresas que queiram se instalar em nosso parque industrial. Obedecendo o que prescreve a Lei Orgânica do Município em seu artigo 13, montamos um projeto de Lei (ainda em discussão na Câmara Municipal), priorizando a CESSÃO REAL DE USO ao invés da DOAÇÃO, permitida apenas entre entes públicos federados.

 

Na área de desenvolvimento pessoal, fizemos uma parceria com o SESI e durante 6 encontros, discutimos assuntos e promovemos capacitação em montagem de projetos sociais com a participação da comunidade.


Acreditamos, no entanto, que o grande projeto de nossa área está na construção de uma empresa, que estamos fazendo acontecer com a participação de vários empresários locais, que estão unidos para a criação de uma Sociedade Anônima.

 

Constituímos inicialmente um comissão arrecadadora de valores, cujo termo de adesão será lançado em 25 de janeiro próximo. A comissão terá duração de um ano, quando neste período deverá decidir qual será a atividade da empresa para somente aí, constituir legalmente a Sociedade Anônima e migrar os recursos arrecadados pela comissão arrecadadora, para formação do capital social da referida SA.

O Município será parceiro no projeto e deverá participar com cessão de área e barracão para funcionamento das atividades da empresa, cuja prioridade será para a atividade que mais empregar mão de obra.

 

Estamos envolvidos na instalação do primeiro condomínio fechado de Curiúva, cujo projeto está em andamento com cadastros já realizados, projeto já aprovado e encaminhado para a Caixa Econômica, sendo que as obras de terraplenagem deverão iniciar no mês de janeiro próximo.

 

Estivemos ainda envolvidos na elaboração e coordenação do projeto “Natal Encantado”, onde os efeitos do projeto podem ser verificados nas decorações das praças da cidade e do distrito do Alecrim, além da Avenida Antonio Cunha. Todo o projeto contou com o envolvimento de pelo menos 80 pessoas.

 

2) O que você e sua equipe esperam poder fazer “além” em 2014?

Acreditamos que as principais conquistas para 2014 serão as concretizações dos projetos de formação da empresa SA e a realização do condomínio fechado com 68 novas moradias.

 

3) Quais as principais dificuldades enfrentadas por você e sua equipe no ano que passou?

As dificuldades foram as normais enfrentadas por um pequeno Município, onde as despesas são maiores que as receitas. Sabe-se que há exigências legais com relação ao investimento em Educação, Saúde e Assistência Social e com isso outros departamentos são colocados em plano secundário e conseguem trabalhar apenas com recursos (quando sobram) mínimos insuficientes para colocar em prática projetos próprios. Isso não configura, em absoluto, uma reclamação, mas sim uma constatação. 

 

4) Palavras finais

Agradeço a todos que acreditaram e sonharam com nosso departamento durante o ano, desejando que continuemos sonhando juntos e acreditando que construiremos uma cidade melhor, onde possamos cada vez mais poder fazer crescer as esperanças, as realizações e principalmente fazer de nosso lugar um cantinho para vivermos mais dignamente com o suor de nosso próprio rosto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  20/02/2020 18:59:40