Acessibilidade

Vigilância Sanitária

Conheça o trabalho da Vigilância Sanitária em Curiúva

Terça-feira, 17 de setembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 987 vezes

Em entrevista, os responsáveis pelo setor contaram sobre sua rotina


Ouvir matéria

A.I – Quais as atribuições da Vigilância Sanitária no município?

V.S – Cadastrar e inspecionar estabelecimentos de nossa competência, além de conceder licença sanitária (alvará). Quando algo de errado é identificado, nós instauramos e acompanhamos o processo administrativo sanitário. Elaboramos relatórios e pareceres técnicos. Atendemos solicitações/denúncias e se for o caso interditamos, apreendemos e inutilizamos produtos e equipamentos. As ações da Vigilância Sanitária devem sempre promover segurança à população, agimos segundo a lei nº 13331/2001 e o decreto nº 5.711/2002 (Código de saúde do Paraná).

 

A.I – Como é a rotina de vocês?

V.S – Na verdade não temos rotina. Existem os trabalho rotineiros como relatórios e pareceres, mas nunca sabemos o que nos espera, pois às vezes acontecem denúncias inesperadas, enfim. Além disso, as vistorias são realizadas aleatoriamente, cada dia estamos num lugar, e ainda há os cursos que fazemos pela regional de Telêmaco Borba, sempre os dois juntos, o que acaba deixando o dia-a-dia mais corrido ainda.

 

A.I – Como funciona o sistema de denúncias?

V.S – Nós pedimos que a população em geral que tenham denúncias a fazer, venham até o nosso escritório e realizam pessoalmente, pois essa pessoa ficará com um protocolo com o qual poderá acompanhar o andamento de seu processo. Caso não seja possível vir pessoalmente, podem ligar no número da prefeitura (43) 3545-1222. É importante frisar que como nosso serviço é a campo, muitas vezes não estamos em nossa sala, por isso pedimos que dêem preferência aos horários próximos às 8h e às 13h.

 

A.I – Que tipo de estabelecimentos vocês atendem?

V.S – mercados, bares, farmácias, salões de beleza, restaurantes em geral, merenda escolar, profissionais da saúde, a cada 15 dias vistoriamos o leite do programa “Leite das Crianças”, e enviamos água do município para análise em Ponta Grossa.

 

A.I – Quais os cuidados que um estabelecimento deve tomar para não ter problemas com a Vigilância?

V.S – Produtos vencidos tem sido uma grande preocupação. Além disso deve-se ter higiene, separar os produtos de limpeza, por exemplo, dos de gênero alimentício. Com relação aos açougues, nós vistoriamos o armazenamento e a procedência da carne, que vem de frigoríficos.

 

A sala da Vigilância Sanitária está aberta a visitações para mais informações.

Endereço: Rua Alberto Martins Borges (prédio do Posto de Saúde Central)

Responsáveis: Renata da Silva Mazzo e Aguinaldo Batista de Medeiros

Telefone: (43) 3545-1222 – ramal 111

E-mail: vigilancia@curiuva.pr.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Seg. a Sex. - 08:00h às 11:30h / 13:00h às 17:30h

Av. Antônio Cunha, 81 - Cep 84280-000 - Curiuva - Pr

Última Atualização do site:  27/03/2024 23:44:45